Meu detox de redes sociais – 45 dias offline

detox de redes sociais

Tudo começou com um dia ruim e resultou em um detox de redes sociais. Meu problema não era apenas como eu estava gastando o meu tempo no Instagram ou Facebook, era muito mais do que isso. Além de estar ficando super ansiosa pelo fato de ter que postar conteúdo para estar presente, eu não achava que o meu conteúdo era útil de alguma forma para alguém.

Como uma boa pessoa ansiosa, eu achava que ninguém estava gostando do conteúdo que eu estava compartilhando e que tudo aquilo era inútil e eu odeio me sentir inútil, sendo até um problema que eu tento resolver na terapia. Mas enfim, várias questões foram surgindo na minha mente e eu comecei a perceber que eu já não sabia mais quem eu era, o que eu gostava de fazer e o que eu realmente queria para minha vida. Na verdade, essas questões já martelavam na minha cabeça fazia um tempo, mas vez ou outra eu deixava elas de lado.

Resumindo, sempre existiram vários questionamentos na minha cabeça sobre a minha vida, principalmente profissional, e nos dias que antecederam o detox, esses questionamentos vieram com mais força, me gerando quase que uma crise existencial.

detox de redes sociais

Então decidi que iria tirar 30 dias pra mim, para eu me conhecer melhor e para isso eu teria que sair das redes sociais, afinal, era um dos gatilhos da minha ansiedade. Além disso, eu poderia utilizar o tempo que era gasto com rede social exclusivamente para mim.

O meu detox de redes sociais estava sendo tão bom que eu resolvi estender um pouquinho mais e acabei ficando mais ou menos 45 dias offline. Na verdade, eu estava ótima sem redes sociais, mas preciso delas para divulgar o meu trabalho. Aqui vai um breve relato de como foi essa experiência.

Fazer um detox das redes sociais por um mês e meio realmente abriu meus olhos para os meus sentimentos, motivações e me fez enxergar de forma diferente como eu tenho usado o Instagram e o Facebook. Resolvi que iria fazer uma espécie de diário para depois eu ler e analisar a minha evolução.

Nos primeiros dias eu escrevia muuuito, afinal, aquilo tudo era novo pra mim e quando eu sentia vontade de estar nas redes sociais, eu escrevia no “diário”. Com o passar do tempo a escrita foi diminuindo, pois eu já tinha resolvido vários problemas pessoais e com isso os questionamentos também foram sumindo (assunto para o próximo post). 

O primeiro dia já foi diferente. Eu costumava passar pelo menos uma hora enrolando na cama olhando o Instagram e o Facebook. Como eu já tinha excluído os aplicativos, já não tinha mais o que fazer na cama. Na hora do café por um instante peguei o celular para fazer story, mas eu não tinha mais Instagram e logo passou.

No meio da manhã me peguei pensando se a Flávia Pavanelli tinha voltado com o Kevinho hahaha. Eu sei gente, é uma coisa bem aleatória, inútil e eu nem sou fã deles haha. Essas são as peças que a mente nos prega, mas com o passar do tempo tudo vai se encaixando e essas vontades e curiosidades vão sumindo.

O detox me trouxe de volta a liberdade

Posso dizer que esses dias sem redes sociais me deu liberdade. Eu nunca achei que postar as coisas era um peso pra mim, porque eu sempre amei fotos e fazer uns stories legais. Mas com o detox percebi que eu era uma “prisioneira” sim e que eu não deveria me sentir obrigada a estar presente ali.

Então, quando eu saía nesses 45 dias e não postava, era um alívio tão grande não ter Instagram.  Hoje consigo lidar com essa situação de uma forma totalmente diferente. Não me sinto mais pressionada, consigo lidar de outra forma com tudo isso.

O detox me tornou mais produtiva

Com o foco da minha atenção sendo tirado totalmente das redes sociais, a minha produtividade, atenção nas pequenas coisas e clareza de pensamento aumentaram bastante nesses 45 dias. Procrastinei muito menos, trabalhei muito mais, tive conversas mais produtivas, apareceram mais trabalhos, concluí projetos que estavam parados, li mais livros, desenvolvi novas habilidades e aperfeiçoei outras. Parece que tudo fluiu muito melhor nesse período. 

O detox diminuiu o meu nível de estresse

Claro que não foi apenas o detox que me deixou menos estressada, mas o conjunto de atitudes geradas nesse período. Com mais tempo livre, consegui me dedicar mais a meditação, a yoga, a aprender mais sobre autoconhecimento e espiritualidade. A partir daí, comecei a analisar melhor as minha atitudes e lidar de outra forma com as situações do dia a dia.

O detox me reconectou comigo mesma

Sem ter o que olhar no celular durante uma viagem de ônibus, trem, metrô ou até mesmo em casa me permitiu olhar muito mais para mim mesma, e perceber melhor o que eu estava sentindo naquele momento. Permitiu eu me analisar e me redescobrir. Garanto pra vocês que isso é maravilhoso!

Conclusão

Eu ficava achando que ia perder muita coisa por estar fora das redes sociais, mas me dei conta que não e que quando voltei tava lá, tudo como era antes. A vida das pessoas seguiu e a minha também, com a diferença que eu não postava nada na internet.

Hoje me sinto menos ansiosa e nada pressionada. Posto quando acho relevante e procrastino um pouco por lá quando estou com vontade, mas agora sei o momento de parar.

Eu continuo amo foto e acredito que elas eternizam momentos, porém, sempre acreditei que uma pessoa 100% presente é muito mais valioso. Enquanto você está passando os stories das pessoas, elas estão lá fora vivendo. Faça o mesmo e aproveite os momentos! Não adianta ter uma foto maravilhosa ou um vídeo legal se por trás daquilo tudo o momento foi vazio.

Você não precisa fazer um detox como eu, basta você priorizar os momentos. A vida é muito mais do que uma rede social e o que realmente importa está offline.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Planner digital 2022
Uncategorized

Planner Digital 2022

Oii, gente! Hoje trago para vocês um tour pelo Planner Digital 2022 em vídeo. Sei que muita gente tem curiosidade em saber como o planner

Scroll to Top