Como ser produtivo quando você não está motivado

produtividade

Sabe aqueles dias que você acorda totalmente desmotivado? Aqueles dias que você não consegue ser nada produtivo? Eu sei exatamente como você se sente. Esses dias são comuns no nosso dia a dia, principalmente para pessoas com transtorno de ansiedade. Todos nós temos dias ruins e isso acaba afetando a nossa produtividade.

Eu sei que o meu grande problema é querer abraçar o mundo. Eu tenho mil ideias na minha cabeça e no final fico perdida no meio delas. Quando percebo que não consigo colocar tudo que quero em prática em um piscar de olhos, acabo por me frustar e desmotivo real.

Ultimamente tenho procurado sempre lembrar de que as coisas levam tempo para serem concluídas, mas algumas vezes a ansiedade me consome, como aconteceu há duas semanas.

Posso dizer que desta vez foi diferente e eu lidei de outra forma com a situação que estava vivendo. Refleti sobre o que estava me desmotivando e procurei me manter produtiva na medida do possível. Espero poder ajudar você também com essas dicas.

1- Pergunte a si mesmo o porquê de estar desmotivado

Por que eu não me sinto motivado a fazer essas tarefas? A falta de motivação pode ter vários motivos ou nenhum. Algumas vezes pode ser o excesso de atividades. Você enche a sua lista e quando percebe que não vai conseguir fazer tudo, você desiste. Outras vezes são coisas que você realmente não quer fazer. Nesse caso, se for algo obrigatório, pense no objetivo final e veja se realmente vale a pena. O que nos leva à segunda dica.

2- Relembre sempre o porquê e concentre-se nos pequenos progressos

Todos nós temos um objetivo e é o que nos motiva. Então sempre lembre o motivo pelo o qual você está fazendo aquela tarefa. Boa parte das vezes nos concentramos no que não estamos fazendo para chegar onde queremos e isso nos causa grandes frustrações.

Tente pensar nos seus pequenos progressos, no que te levou até onde você está. Nunca esqueça que um prédio não começa a ser construído do topo, sempre é construído pela base, onde leva bastante tempo. Você é como um prédio, cada tijolinho é uma conquista. Nunca esqueça disso.

3 – Tenha um tempo para se cuidar

Você está dormindo o suficiente? Está se exercitando? Comendo bem? Bebendo bastante água? Essas questões afetam bastante a nossa produtividade. Eu mesma não consigo ser produtiva dormindo menos de 8h por noite. O sono é algo que realmente afeta a minha produtividade.

Avalie como está sendo o seu autocuidado e procure melhorar sempre, pois isso te dará muito mais energia para ser produtivo.

4 – Priorize as tarefas

Ter um cronograma e listar quais as tarefas são mais importantes é o ideal. Assim você consegue adiar algumas atividades para um momento em que se sinta mais confortável em realizá-las e sua produtividade vai ser muito maior, pois você consegue focar no que é inadiável.

Aqui no blog você consegue fazer download de várias ferramentas que podem te ajudar. Tem Planner anual, mensal e diário. Basta escolher um e se organizar.

5- Faça no seu tempo

Embora você tenha que se esforçar para entregar um projeto, não há problema algum em ser flexível. Alguns projetos podem ficar para um outro momento e você consegue essa flexibilidade ao se organizar.

Se você sabe que tem um prazo maior de entrega, você consegue tirar alguns dias de folga quando estiver desmotivado. Faça só o que for necessário, o que for inadiável e o resto vai continuar lá, esperando por você para quando estiver melhor.

Ser produtivo é saber gerenciar as tarefas no tempo certo. Não se force. A mente precisa precisa relaxar também.

 

Espero muito que essas dicas sejam úteis para vocês como foram para mim.

Aproveita e me segue no Instagram e no Pinterest. 🙂

ARTIGOS RELACIONADOS

Planner digital 2022
Uncategorized

Planner Digital 2022

Oii, gente! Hoje trago para vocês um tour pelo Planner Digital 2022 em vídeo. Sei que muita gente tem curiosidade em saber como o planner

Scroll to Top