A organização do meu dia mudou com a pandemia

Como organizar o dia

A organização do meu dia sempre foi algo muito importante para mim, mas em meio a essa loucura toda de pandemia me vi perdida, sem organização e ansiosa. Ansiosa por respostas que eu não estavam nas minhas mãos. Ansiosa por não saber quanto tempo ia durar isso tudo e como seria o mundo após a quarentena. Ainda estamos no meio de tudo, mas agora consigo controlar muito melhor as minhas emoções. Precisei de um tempo para entender tudo o que estava acontecendo com o mundo e comigo. Precisei de um tempo para entender que a organização do meu dia em meio à pandemia tinha que ser diferente.

Com toda essa turbulência de quarentena, me sentia pressionada e estagnada ao mesmo tempo. As pessoas só falavam em como tínhamos que aproveitar o tempo para fazer cursos, yoga, meditação, receitas e etc. Mas a única coisa que eu conseguia era ficar assustada, ansiosa e improdutiva com todas as notícias que recebia diariamente.

O tempo passou e eu consegui racionalizar, consegui retomar aos poucos o ser produtivo que habita em mim. Continuo sem trabalhar, pois sou fotógrafa de turismo e agora que as coisas estão voltando ao normal em Lisboa, porém, comecei a fazer cursos para me aperfeiçoar na minha área de formação, design. Fui começando aos poucos, sem cobranças e hoje já quase nem tenho tempo livre de tanto curso e projeto que tenho em andamento.

Como reorganizei o meu dia

O ponto principal para eu ter um dia produtivo é dormir bem, no mínimo 7 horas. Esse era o meu grande vilão no início da quarentena. Eu não conseguia dormir a quantidade mínima de horas e passava a noite toda tendo pesadelos. No dia seguinte acordava com dor de cabeça e isso acabava com o meu dia.

O que também me ajudou a voltar a ter uma boa qualidade de sono foi o exercício físico e a meditação. Essas duas coisas maravilhosas foram essenciais para eu conseguir dormir melhor e voltar aos poucos para a minha rotina mais produtiva.

Hoje, consigo dormir melhor, não sinto dores de cabeça (não por esse motivo) e consigo tirar um bom proveito do dia.

O meu dia

A primeira coisa que eu faço depois de uma boa noite de sono é me alimentar bem. Meu dia só começa depois de um bom café da manhã. Tomo meu café da manhã sem pressa, tomo um bom banho e vou passear com a minha cachorra.

Depois dessas “obrigações” diárias, eu estou pronta para trabalhar e estudar. Sento na minha mesa e analiso tudo que tenho para fazer no dia. Em seguida, coloco todas as tarefas no aplicativo de To do list e então é só dar o play no dia. Uso a técnica pomodoro para ficar 100% focada no que tenho que fazer. Faço algumas adaptações, mas falo sobre isso em um outro momento.

Antes da quarentena eu ocupava o meu dia todinho com tarefas e se eu não fosse produtiva 8 horas por dia, eu ficava frustrada demais. Hoje, o mundo mudou e eu mudei também. Minha organização é totalmente diferente. Estipulei uma quantidade mínima de horas por semana e tento me adequar conforme os dias vão passando. Entendi que eu não preciso ser produtiva todos os dias.

O mundo está de cabeça pra baixo e eu posso me sentir mal algumas vezes por isso. Tem dias que eu não to legal e com isso me permito não fazer nada, sem peso na consciência. As coisas vão acontecendo e temos que nos reorganizar. A vida é assim. Não podemos controlar tudo, mas podemos nos adaptar.

Essa lógica que temos que ser produtivo durante a quarentena, é a mesma que você tem que sair do ensino médio direto pra uma faculdade para conseguir um trabalho, uma família, uma casa e um carro. Calma, a vida não é bem assim. Cada um tem seu tempo e nem todo mundo tem esses mesmos objetivos. Tem gente que não quer fazer uma faculdade, ou quer fazer um intercâmbio antes, outros não querem constituir família e muito menos ter uma casa. Não podemos deixar o mundo nos pressionar. Temos direito de termos a nossa própria escolha e de poder realizar nossos objetivos no nosso próprio tempo.

Com tudo isso acontecendo, eu entendi que assim como o meu corpo, a minha mente também precisa de tempo, de descanso. Eu não posso me forçar a ser produtiva quando a minha mente está cansada, esgotada de tanta informação que a gente vem recebendo. Eu entendi que eu mereço tempo.

 

A organização do meu dia mudou com a pandemia

Você quer organizar melhor o seu dia? Dá uma olhadinha nos planners na lojinha.

Meu Instagram – Yasmin Araujo Blog

Meu Pinterest – Yasmin Araujo

ARTIGOS RELACIONADOS

Planner digital 2022
Uncategorized

Planner Digital 2022

Oii, gente! Hoje trago para vocês um tour pelo Planner Digital 2022 em vídeo. Sei que muita gente tem curiosidade em saber como o planner

Scroll to Top