5 dicas para criar o hábito de estudar

5 dicas de estudos

Uma das grandes dificuldades das pessoas é conseguir criar o hábito de estudar. Eu sei, não é fácil tirar um tempo todos os dias e conseguir se concentrar 100% em uma tarefa que não estamos acostumados, mas sei também que, depois que você cria o hábito tudo se transforma.

É uma questão de tempo para que você esteja totalmente habituado à nova rotina e você vai perceber que é muito mais fácil do que parece. Então vamos lá para as minhas 5 dicas para criar o hábito de estudar.

1 – Organize o seu lugar

É ideal que você tenha um lugar fixo para estudar, assim, o seu cérebro associa que quando você estiver naquele ambiente, é o seu momento de estudo. Muito importante também é que, esse lugar, seja limpo, organizado e silencioso para que você consiga se concentrar melhor.

Organize todo o material necessário próximo à você, para que não haja interrupção do momento de estudo. Você perde tempo e foco indo procurar o que precisa em outro lugar.

2 – Organize o seu tempo

Antes de qualquer coisa, seja realista. Se você está começando a rotina de estudos hoje, não adianta focar em estudar 8 horas por dia, pois você ainda não tem o hábito e logo vai se sentir desmotivado.

Comece aos poucos, estudando 30 minutos ou 1 hora por dia e vai aumentando ao longo do mês. Você vai perceber que vai se tornar bem mais fácil de estudar muitas horas depois que já se criou o hábito.

O ideal seria estudar todos os dias no mesmo horário, mas sabemos que nem sempre é possível. Então é legal que você reserve uma quantidade de horas para o estudo e vá encaixando durante o seu dia.

Por exemplo, você sabe que precisa estudar 2 horas por dia, mas não tem 2 horas seguidas disponíveis. Então você pode estudar 1 hora de manhã e outra à noite. O importante é estudar.

3 – Tenha um cronograma e defina suas metas

Agora que você já delimitou uma quantidade de horas de estudo, é a hora de organizar o seu cronograma de conteúdo e suas metas, para que você consiga focar toda a sua energia e tempo disponível no estudo. Fica muito mais fácil quando você já sabe o que vai estudar em cada dia.

Tire um dia para organizar seus horários e conteúdos a serem estudados. Tente fazer um planejamento mensal e depois só vá ajustando durante a semana. Assim, fica muito mais prático de manter o hábito, pois você não perde tempo pensando no que vai estudar em cada dia.

Você pode usar várias ferramentas à seu favor para criar um cronograma e listar as suas metas. Tem algumas ferramentas digitais como o Google Calendar, Trello e tem as impressas como os Planners.

Aqui no blog tem diversas opções para ajudar você a se organizar, a criar um cronograma e listar as suas metas. Tem os downloads grátis como o Meus Estudos Planner, Planner Mensal 2020 e o Planner diário. E caso você queira algo mais completo, tem também outras opções na lojinha.

4 – Retire as distrações

Hoje é muito mais complicado se concentrar em estudar devido às inúmeras distrações que estamos expostos. Então seja forte!

Coloque o celular no silencioso, fique longe da televisão e utilize o computador apenas para se beneficiar durante o momento que reservou para estudar. Pense que esse momento deve ser um momento de qualidade e que outra hora você vai poder relaxar.

Uma ótima técnica para se manter focado e livre das distrações é a Pomodoro. Essa técnica consiste basicamente em estar totalmente focado por alguns minutos e depois ter um período de descanso.

Aconselho a tentar utilizá-la, pois os resultados são recompensadores. Tem App ou você pode ir anotado no próprio relógio, faça como você achar melhor.

5- Descanse quando estiver cansado

Última, mas não menos importante, descance! É muito difícil conseguir se concentrar estando cansado. Logo, você não vai conseguir assimilar praticamente nada e o seu tempo de estudo será jogado no lixo.

Não é apenas o nosso corpo que fica cansado e posso te dizer que o cansaço mental é muito pior do que o físico. Utilize a técnica Pomodoro aqui nesse momento também, você vai perceber uma melhora no desenvolvimento do hábito de estudar.

 

Então é isso, meu povo! Assim é como eu organizo a minha forma de estudar. Espero que vocês gostem das dicas e até mais!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Planner digital 2022
Uncategorized

Planner Digital 2022

Oii, gente! Hoje trago para vocês um tour pelo Planner Digital 2022 em vídeo. Sei que muita gente tem curiosidade em saber como o planner

Scroll to Top