Como estudar inglês sozinho

Como estudar inglês sozinho

O artigo de hoje é sobre algo que não é fácil para muita gente, inclusive para mim. Sei que um dos problemas é a questão financeira. Então hoje, trago algumas dicas de como você pode estudar inglês sozinho e sem gastar um centavo.

Estudar inglês é super necessário, mas precisa de muita dedicação. Você precisa ter em mente que é um estudo contínuo e por um longo período. Existem pessoas com uma facilidade maior, mas não devemos nos frustar e desistir por causa disso, cada um progride no seu tempo.

Comece devagar

Se você ainda não tem o hábito de estudar sozinho, comece devagar. É melhor você dar pequenos passos rumo a fluência, do que se esgotar no meio do caminho e abandonar todo o processo de aprendizagem.

Você não precisa ser fluente em tempo recorde. Na verdade, é algo que você terá que se dedicar para sempre. Então, comece aos poucos e quando se sentir mais confortável vai aumentando o tempo de estudo.

Estabeleça metas

Nada mais motivador do que ter algo para alcançar. Portanto, estabeleça uma meta de aprendizagem (mas uma meta alcançável, por favor! rs). Por exemplo, em 3 meses quero conseguir ter um diálogo básico em inglês. Acredito que seja algo que você consiga atingir com um estudo diário.

Metas são o seu destino final, mas você precisa fazer planos para chegar lá. Você precisa se programar para que esse caminho seja mais fácil e proveitoso.

Faça um cronograma

Aqui é onde você vai estabelecer as etapas necessárias para chegar na sua meta. De uma forma organizada, você vai reunir no cronograma informações que vão te auxiliar a criar uma rotina/hábitos de estudo do inglês.

Quando eu fiz o meu cronograma, eu me basiei no da Carina lá do canal do Youtube English in Brazil. Ela disponibilizou um ebook com um cronograma de estudos e algumas dicas de onde encontrar conteúdos para estudar e coisas do tipo.

Você não precisa ficar preso ao cronograma dela. Por exemplo, eu peguei o cronograma que ela disponibilizou e adaptei para a minha rotina e tá dando super certo. O que você precisa é de um norte para organizar seus estudos de uma melhor forma.

Insira no seu dia a dia

O inglês tem que fazer parte da sua rotina, tem que ser algo praticado todos os dias. Uma dica muito boa é ir trocando a configuração de idiomas dos seus aparelhos eletrônicos como, celular e computador.

Existem várias maneiras de inserir o inglês no seu dia a dia. Seja, assitindo filmes legendados, ou ouvindo músicas internacionais. Existem também aplicativos como Duolingo e Memrise que te ajudam a ir aprendendo um pouquinho a cada dia.

Faça cursos onlines

Eu sei que para muitos essa parte aqui, ás vezes, é a mais difícil, incluse para mim. Nem todo mundo tem condições de pagar um curso de inglês, seja ele físico ou online, mas eu encontrei um curso que estou gostando bastante e que pode ajudar muita gente.

Sou muito metódica e ficava perdida com os canais de Youtube. Eu precisava de um curso, todo programadinho, mas estava sem dinheiro para pagar. Então fucei a internete e encontrei o Perfectly Spoken. É um curso online grátis, tem uma parte paga, mas dá perfeitamente para usar apenas a parte gratuita. Tem do básico ao avançado e os vídeos são com professores nativos da língua inglesa (a parte que eu mais gostei).

Eu não estou ganhando nada com isso (gostaria, mas não. rs), mas venho aqui compartilhar com vocês, porque eu sempre procurei algo grátis, de qualidade e que tivesse um cronograma de ensino e eu nunca encontrava.

Seja paciente

Como já falei várias vezes neste blog, e neste artigo também, a criação de hábitos é algo que necessita de tempo. Defina suas metas, monte seu cronograma e pratique todos os dias. Quando você menos esperar, seus pequenos passos te levarão bem longe. Estudar inglês não é para todo mundo. Seja paciente! 🙂

 

E para quem chegou até o final, tem uma folha de revisão de vocabulário para download no Freebie Cluber. Se inscreva! É grátis!

ARTIGOS RELACIONADOS

Planner digital 2022
Uncategorized

Planner Digital 2022

Oii, gente! Hoje trago para vocês um tour pelo Planner Digital 2022 em vídeo. Sei que muita gente tem curiosidade em saber como o planner

Scroll to Top