A organização do meu dia sempre foi algo muito importante para mim, mas em meio a essa loucura toda de pandemia me vi perdida, sem organização e ansiosa. Ansiosa por respostas que eu não estavam nas minhas mãos. Ansiosa por não saber quanto tempo ia durar isso tudo e como seria o mundo após a quarentena. Ainda estamos no meio de tudo, mas agora consigo controlar muito melhor as minhas emoções. Precisei de um tempo para entender tudo o que estava acontecendo com o mundo e comigo. Precisei de um tempo para entender que a organização do meu dia em meio à pandemia tinha que ser diferente.
Com toda essa turbulência de quarentena, me sentia pressionada e estagnada ao mesmo tempo. As pessoas só falavam em como tínhamos que aproveitar o tempo para fazer cursos, yoga, meditação, receitas e etc. Mas a única coisa que eu conseguia era ficar assustada, ansiosa e improdutiva com todas as notícias que recebia diariamente.
O tempo passou e eu consegui racionalizar, consegui retomar aos poucos o ser produtivo que habita em mim. Continuo sem trabalhar, pois sou fotógrafa de turismo e agora que as coisas estão voltando ao normal em Lisboa, porém, comecei a fazer cursos para me aperfeiçoar na minha área de formação, design. Fui começando aos poucos, sem cobranças e hoje já quase nem tenho tempo livre de tanto curso e projeto que tenho em andamento.
Como reorganizei o meu dia
O ponto principal para eu ter um dia produtivo é dormir bem, no mínimo 7 horas. Esse era o meu grande vilão no início da quarentena. Eu não conseguia dormir a quantidade mínima de horas e passava a noite toda tendo pesadelos. No dia seguinte acordava com dor de cabeça e isso acabava com o meu dia.
O que também me ajudou a voltar a ter uma boa qualidade de sono foi o exercício físico e a meditação. Essas duas coisas maravilhosas foram essenciais para eu conseguir dormir melhor e voltar aos poucos para a minha rotina mais produtiva.
Hoje, consigo dormir melhor, não sinto dores de cabeça (não por esse motivo) e consigo tirar um bom proveito do dia.
O meu dia
A primeira coisa que eu faço depois de uma boa noite de sono é me alimentar bem. Meu dia só começa depois de um bom café da manhã. Tomo meu café da manhã sem pressa, tomo um bom banho e vou passear com a minha cachorra.
Depois dessas “obrigações” diárias, eu estou pronta para trabalhar e estudar. Sento na minha mesa e analiso tudo que tenho para fazer no dia. Em seguida, coloco todas as tarefas no aplicativo de To do list e então é só dar o play no dia. Uso a técnica pomodoro para ficar 100% focada no que tenho que fazer. Faço algumas adaptações, mas falo sobre isso em um outro momento.
Antes da quarentena eu ocupava o meu dia todinho com tarefas e se eu não fosse produtiva 8 horas por dia, eu ficava frustrada demais. Hoje, o mundo mudou e eu mudei também. Minha organização é totalmente diferente. Estipulei uma quantidade mínima de horas por semana e tento me adequar conforme os dias vão passando. Entendi que eu não preciso ser produtiva todos os dias.
O mundo está de cabeça pra baixo e eu posso me sentir mal algumas vezes por isso. Tem dias que eu não to legal e com isso me permito não fazer nada, sem peso na consciência. As coisas vão acontecendo e temos que nos reorganizar. A vida é assim. Não podemos controlar tudo, mas podemos nos adaptar.
Essa lógica que temos que ser produtivo durante a quarentena, é a mesma que você tem que sair do ensino médio direto pra uma faculdade para conseguir um trabalho, uma família, uma casa e um carro. Calma, a vida não é bem assim. Cada um tem seu tempo e nem todo mundo tem esses mesmos objetivos. Tem gente que não quer fazer uma faculdade, ou quer fazer um intercâmbio antes, outros não querem constituir família e muito menos ter uma casa. Não podemos deixar o mundo nos pressionar. Temos direito de termos a nossa própria escolha e de poder realizar nossos objetivos no nosso próprio tempo.
Com tudo isso acontecendo, eu entendi que assim como o meu corpo, a minha mente também precisa de tempo, de descanso. Eu não posso me forçar a ser produtiva quando a minha mente está cansada, esgotada de tanta informação que a gente vem recebendo. Eu entendi que eu mereço tempo.
Você quer organizar melhor o seu dia? Dá uma olhadinha nos planners na lojinha.
Meu Instagram – Yasmin Araujo Blog
Meu Pinterest – Yasmin Araujo